quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A Margaridinha Branca



Os alunos dos Segundos anos A, B e C, da Escola Classe 43, P Sul,Ceilândia-DF, para enriquecimento do Projeto de literatura, dramatizaram a história: Margaridinha Branca, de Sara Conne Bryant e dançaram a música da Eliana: Primavera.


Projeto: O nosso corpo

Os alunos dos Segundos anos A, B e C, da Escola Classe 43, desenvolveram um projeto:O nosso corpo.Várias destas atividades  foram   realizadas  no Laboratório de Informática, conhecerem os módulos júnior do corpo humano, montar jogos de quebra-cabeça relacionado ao tema, 

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Atividade 2.8 – Navegando pela wikipédia

]




WebQuest

Conceito

 O conceito foi criado em 1995 por Bernie Dodge, professor estadual da Califórnia (EUA) tendo como proposta metodológica o uso da Internet de forma criativa. A Webquest é uma metodologia de pesquisa na internet, voltada para o processo educativo, estimulando a pesquisa e o pensamento crítico.

Objetivo

A WebQuest é uma atividade didática para os ensinos Fundamental, Médio e Superior para incluir nas aulas a Internet, em especial a busca de informação na Rede. Pode desenvolver o pensamento reflexivo e crítico dos alunos, como também estimular a sua criatividade. Mas o principal objetivo é desenvolver a pesquisa dos alunos em sites da Internet com critérios e perguntas especificadas pelos professores. A busca pode ser realizada em grupos ou individualmente, conforme o tempo disponível, o tema curricular abordado e a idade dos alunos. 
.
Tipos
Bernie Dodge define a Webquest em:
De curta duração - 1 a 3 aulas, cujo objetivo  é colocar os alunos perante um novo conhecimento e fornecer os mecanismos necessários à integração desses mesmos conhecimentos;
De longa duração - 1 semana a 1 mês, nesta modalidade pretende-se um outro nível de aprendizagem, com maior profundidade e extensão de conhecimentos.

A constituição de uma webQuest
A webQuest é uma constituída segundo uma estrutura lógica  contém os seguintes elementos: 

Orientações para construção de uma WebQuest

 A proposta  de  trabalho de uma WebQuest implica certas considerações por parte dos professores para a sua construção:
  •   Recursos
  •   Participante
  •   Organização
  •   Temática
  •   Atividade 
  •   Informação,
Existem várias WebQuest já construídas na Web, e você também pode construir a sua. Confira algumas sugestões de sites sobre WebQuest:

Webquest Aprendendo na Internet
http://www.webquest.futuro.usp.br
Senac Webquest
http://webquest.sp.senac.br
Uma webquest sobre webquest
http://www.vivenciapedagogica.com.br/webquest/equipe

Wikipédia – Webquest
http://pt.wikipedia.org/wiki/webquest

  


terça-feira, 4 de outubro de 2011

Atividade 2.7 – Registro digital da experiência – o hipertexto

 Atividade foi desenvolvida na Escola classe 43 – P sul – Distrito Federal, com as turmas: A, B e C do segundos anos do Ensino Fundamental, com a participação das professoras: Socorro Rocha, Vera Mendonça e Socorro Barbosa.
O plano de aula, foi desenvolvido com intuito de incentivar o aluno a construir o seu próprio conhecimento tendo o professor como mediador no processo de ensino-aprendizagem, incentivando a pesquisa.
É importante enfatizar que para participar desta atividade, os alunos deveriam está no nível da psicogênese, de acordo com a Emilia Ferreiro: alfabético, alfabético 1, alfabético 2 e alfabético 3, pela necessidade de estarem lendo, portanto foi formado duplas procurando observar este dado, pois os mesmos precisam de certa forma dominar a leitura. Para os Pré-silábicos e silábicos foram jogos simples de madeira relacionados ao tema.
Para a realização da atividade cada turma necessitou de uma aula, dando um total de quatro horas aula, pois ela é a continuidade de um projeto que desenvolvemos na escola envolvendo: o corpo humano, os cincos sentidos, a higiene corporal, contemplando o currículo da Secretaria de Educação e o conteúdo do 3º bimestre.
O desenvolvimento da aula seguiu as seguintes etapas: planejamento para 4h/aulas por turma, pesquisa dos sites que poderíamos colocar hiperlinks, a construção do texto, inserir hiperlinks nas palavras destacadas, criar uma pasta e salvá-la para leitura.
Após a leitura dos nossos colegas cursistas, onde deram algumas sugestões, para enriquecimento do nosso planejamento. Procuramos fazer alguns desses ajustes.

Projeto Colaborativo

01 – IDENTIFICAÇÃO:

Nomes das cursistas: Maria do Perpetuo Socorro Rocha
Maria do Socorro de Oliveira Barbosa
Vera Lúcia Rodrigues de Mendonça
Tutor: José Raimundo
Nome da Escola: Escola Classe 43 – P Sul – Ceilândia-DF
Série: 2º Ano Turma: A, B e C
Número de alunos: 84

2.0 – Justificativa:
De acordo com o planejamento elaborado pelos professores e coordenadores dos Segundos anos, das séries iniciais, turmas A, B e C, no 3º Bimestre, será desenvolvido o tema sobre o corpo humano, especificamente as suas divisões e aproveitando o assunto que desperta muito o interesse dos alunos.

3.0 – Objetivo Geral:

Conhecer sobre as partes do corpo humano assim como as suas estruturas, partes e funções, através da leitura nos sites indicados nos hiperlinks.
3.1 – Objetivo Específicos:
    • Desenvolver a leitura oral;
    • Desenvolver a capacidade de pesquisar via internet;
    • Aprender sobre os hiperlinks e suas funções e importância;
    • Aprender a cessar os hiperlinks e retornar após a leitura;
    • Identificar as diferentes partes do nosso corpo;
    • Localizar os órgãos do nosso corpo;
4.0 – Conteúdos e disciplinas envolvidas:
  • Português;
  • Ciências ;
  • Laboratório de Informática.
5.0 – Procedimentos:

Cada turma será levado para o Laboratório de Informática para lerem um texto produzido e digitado no writer e salvo na pasta: O corpo humano.
Cada professor da turma iniciará com explicações de como:
  • clicar nos hiperlinks;
  • explicar objetivo desta atividade;
  • esclarecer sobre o que deverão anotar;
  • ensinar a retornar para o texto.
O texto arquivado na pasta: O corpo humano

O CORPO HUMANO

O nosso corpo é formado por ossos. O conjunto desses ossos chama-se esqueleto. Ele é coberto de carne que são os músculos.
O nosso corpo é formado por muitas partes. Mas ele pode ser dividido em três partes principais.
Na cabeça fica crânio e a face.
Dentro do crânio está o cérebro.. Ele controla várias atividades, como o nosso pensamento, fala, visão, movimentos, entre outras...
Na face estão os olhos, o nariz, a boca e as orelhas.
O pescoço liga a cabeça ao tronco
O tronco é formado por duas partes: tórax( que é chamado de peito )e o abdômen( que é chamado de barriga).
No tórax ficam: coração e pulmão.
No abdômen estão: estômago, pâncreas, fígado, rins, intestino grosso, intestino delgado e bexiga.

A medida que estiverem lendo, irão clicar nos hiperlinks, fazendo anotações sobre o que aprenderam ou acharam mais interessante.
Ao término da leitura, os alunos retornarão para a sala de aula e serão divididos em grupos, conforme cada parte do corpo humano: Em outro momento. houve a divisão em grupos chamados: primeiro: a cabeça, segundo: o tórax, o terceiro: o abdômen e o quarto: os membros, onde os alunos deveriam com módulo júnior do corpo humano. Onde órgãos dos módulos do corpo humano específicos de cada grupo deveriam explicar para os colegas o que aprendeu sobre: os nomes do órgãos, sua localização no corpo, função de cada um.
.Em seguida farão uma descrição dos eles aprenderam através de uma produção de texto no caderno de Ciências;

6.0 - Recursos Materiais: computadores, papel,lápis. borracha, caderno,módulos júnor do corpo humano.
6.1 - Recursos Humanos: professore e alunos

7.0 - Avaliação:

Observar o nível de interesse pela leitura, a compreensão do conteúdo desenvolvido e no momento da explanação verificar o que realmente aprenderam. Ema relação ao uso do Laboratório se conseguiram realizar a tarefa de clicar nos hiperlinks e fazer a leitura.

8.0 – Cronograma:

01 uma aula para cada turma, num total de 4 horas/aula.

9.0 - Bibliografia