domingo, 18 de setembro de 2011

Atividade 2.4 - Divulgando o hipertexto

Quando fui fazer o curso Proinfo, já tinha algumas noções para manusear o computador.Conseguia acessar sites, para pesquisar sobre alguns assunto principalmente  relacionado com a educação., digitar textos.Mas como professora, sei que precisamos sempre nos atualizar de  como utilizar esta ferramenta tecnológica no planejamento de nossas aulas.
O curso  Proinfo, veio contribuir com a mudança da minha prática pedagógica. Pois sempre procuro a cada ano fazer um curso de capacitação, por saber que sempre preciso, desenvolver novas práticas para o desenvolvimento do meu aluno, principalmente na leitura  e na escrita.
       Mas ao iniciar o curso percebi que ainda tinha muitas coisas para aprender. E muito desse conhecimento poderia dividir com os meus alunos, para estimulá-los a aprendizagem. Pois o uso do computador no processo de aquisição de leitura e escrita é muito importante.
    O curso iniciou com uma explanação sobre o interior de um computador, como funcionava,  nomes de peças. Conhecemos as redes sociais, até então não faziam parte do meu contexto de vida. Criamos um blog e aprendemos a inserir imagens, vídeos, músicas, a criar um Quiz, no Impress. Além de muitas coisas como usar o BrOficce 3.2, que aprendi a instalar no meu computador.    
    No posso deixar de mencionar os textos reflexivos que tivemos oportunidade de lermos o que nos levou a fazer grandes reflexões sobre a nossa prática pedagógica, a importância da formação continuada. Outro momento bastante significativo foi a criação da webquest, localizada  na primeira série, literatura: Fantasia, imaginação, solução no faz conta.
     No decorrer do curso tenho percebido o quanto estou mais segura e mais capacitada para utilizar esta ferramenta. Os meus alunos têm freqüentado mais o Laboratório de Informática desenvolvendo atividades elaboradas por mim. Portanto considero um grande avanço para a minha formação tecnológica.