sexta-feira, 20 de maio de 2011

1ª postagem

A primeira aula foi no dia 07/04/2011, onde foi explanado  de como seria o curso em tremos de horas presenciais, semi-presenciais e encontro mensais. Falou das faltas. Também  fomos informados que deveríamos abrir uma conta no gmail. Houve uma abordagem para conhecermos; como é um computador na  sua parte física: CPU, MEMÓRIA RAM, HD, PLACA MÃE, entre outros.
Como atividade de casa deveríamos abrir uma conta no gmail e enviar para o professor com seguinte assunto: Sou sua aluna e relatarmos quais as nossas expectativas em relação ao curso.

2ª postagem

No primeiro momento foi passado um vídeo com uma música, na qual deveríamos escolher três substantivos .
No segundo momento houve uma revisão da aula anterior, para melhor identificar os componentes de uma computador.
No terceiro momento tivemos outro vídeo, onde fazia-se a reflexão sobre o impacto da tecnologia na vida do homem e da sociedade.
No quarto momento passou-se uma vídeo sobre a história do linux.
No quinto momento utilizamos o computador , criamos uma pasta, em seguida desenvolvemos atividades, onde conhecemos jogos de memória, program de pintura.
Para finalizar salvamos na psata do arquivo criada por nós o desenho criado no Koloorpaint.


3ª postagem

Olá Professor,  

 Fiz  a  pesquisa e foram estas que escolhi:
TWITTER: usuários enviam e recebem atualizações pessoais e de outros contatos com texto que tenham até 140 caracteres.
MYSPACE:  a pessoa se registra e cria um perfil e convida asmigos para ser membro da sua rede.
FACEBOOK: cada pessoa pode ter seu perfil com dados pessoais, fotos, vídeos, link, notas.
DIÁRIO DE BORDO
No  dia 28/04/2011 no primeiro momento foi desenvolvida atividades para interpretarmos encartes onde anunciavam venda de computadores, verificando a veracidades das propagandas. Caso compremos um, teremos mais conhecimento.
No segundo momento houve um vídeo para boservamos a falha na comunicação chamado: Sua empregada fala inglês:
No terceiro momento aprendemos sobre o íncones usados para acessarmos os sites. comentou-se sobre a importância de em caso de acessarmos nossa conta bancária, como termos a garantia da segurança.
No quarto momento aprendemos a enviarmos  e-mail para alguém.
Como atividade de casa teríamos que pesquisar sobre as redes sociais.






4ª postagem

Professor,

Na quarta aula aprendemos como salvar uma imagem, observa a resolução, que jpg, são fotos e que MP3, são músicas, também que imagens com movimentos repititivos são chamados de gif. Abordou-se sobre a aula anterior das alterações que fizemos em nosso e-mail, de como enviarmos mensagens para mais de uma pessoa e de até ocultarmos alguém.Fizemos uma leitura sobre Etiqueta na Rede, houve por parte de alguns alunos explicar sobre a pesquisa sobre Redes Sociais e de como elas surgiram, suas características. E uma fato relevante sobre a morte de Bin Laden  sendo anunciada antes pelas redes do que pelo presidente  Depois passou um vídeo explicando sobre a rede sociais.Em seguida um vídeo sobre de como deveríamos criar um blog, no qual seria a nossa tarefa de casa, para enviarmos o nosso primeiro encontro.

                                                            Até logo!   




       .

5ª postagem

Professor,

 Assim que iniciamos a nossa aula, fomos informados da nossa tarefa de casa que seria publicar todos os diários de bordo no nosso blog. Depois o professor mostrou como poderíamos melhorar a imagem do nosso blog, inserindo, relógio, caléndário e contador de visistas.Levou um bom tempo da aula, pois muitos de nós ainda temos muitas dificuldades e mexer no computador.
                                                                                  Mas adorei!





6ª postagem

 
A aula iniciou com a explicação sobre o pane que deu no site do blogger dias atrás.
Houve uma explanação sobre como colocar o texto rolante no blogger.
Aprendemos como fazer um texto que pisque. A palavra modelo foi: Atenção
O professor sugeriu  que inseríssemos imagens após cada postagem, que fosse relacionado com a aula dada.
Vimos como modificar ou  consertar uma postagem,
Nos foi demonstrado como colocar a postagem em ordem, modificando a hora, data e que deveríamos fazer isto em casa.
Tambem aprendemos a digitar um texto e abrimos Writer e nos foi dado atividades para utilizamos as ferramentar como mudança de letra, fonte, cor entre outros.
Abrimos uma pasta e salvamos este texto nela.
Para casa digitaríamos um texto da página 148 do Guia do Cursita e deveríamos  salvar em nosso computador  e enviar em anexo pelo nosso e-mail.




7ª postagem


O professor  iniciou a sua aula explicando a diferença  entre copiar é  colar, um documento.
Novamente  relembrou como fazemos  um texto rolante, explicando todos os passos.
Em seguida no mostrou como podemos inserir  um vídeo em nosso blog de duas formas.
Novamente reprisou sobre a assinatura automática no e-mail, por perceber que muitos alunos estavam demonstrando dificuldade em realizar esta tarefa.
Depois  digitamos  um texto , previamente pedido de; avisos, bilhetes, feitos na escola que trabalhamos no Writer.
Nos  foi demonstrado como digitar, copiar, salvar em duas formas de arquivo: .odt e .doc
Em seguida passoua  a tarefa de casa que seria lermos o livro do cursita nas páginas 173, 174 e 175.




8ª postagem

O professor iniciou  sobre o projeto que teremos de fazer ao término do curso, usando uma  das ferramentas: Color Paint, bbog, Writer, Impress. Também o professor comentou que teríamos que criar um jogo que será apresentado na décima aula.
Houve uma abordagem da nossa pesquisa na aula anterior sobre o Wikipédia. 
Aprendemos a fazer uma tabela  com a explanação inicial feita pelo professor, e com um exemplo fizemos o nosso.
Fez uma demonstração no Impress de como fazer  slaids, em seguida com ajuda do livro do cursista desenvolvemos uma   atividade em que contaríamos  uma piadapor meio de slds.
O nosso para casa deveríamos fazer a oitava postagem e instalar o programa Broffice 3.2, para  colocarmos uma piada em slads com imagens e usar os recursos que soubermos.






9ª Postagem

A aula iniciou com um video sobre: Refletindo mudanças, com a música do Tim Maia: Como uma onda.
Depois no foi mostrado  uma apresentação de uma piada no Impress de uma aluna, onde foi analisado a fonte, cores, imagens, normas da ABNT.
Em seguida houve a demonstração de como deveríamos fazer um jogo pelo Impress.Onde após a explanação teríamos que escolher o tema do jogo. Foi votado na turma e ganhou: Festa  Junina e Meio asmbiente.Os  alunos individualmente ou em dupla deveriam começar a elaboração do jogo com um dos tema.


10ª postagem

A  aula  inicou com uma abordagem sobre o que Calc, em ele era utilizado para fazermos  uma planilha para controle  de despesas  domésticas, gêneros alimentícos entre outros.
Ao logo  da aula foi exemplificando cada coisa que poderíamos  fazer em relação  principalmente aos cálculos de  operação: adição, subtração, multiplicação e divisão.
Em seguida realizamos  esta  atividade  em  sala  de aula, passo  a  passo.